Livro Felpo filva


Tema: Felpo Filva

Dinâmica:

O garotinho chamado Amor

Era uma vez um garotinho chamado Amor.

Ele sonhava com um mundo diferente cheio de Ética.

Certo dia Amor teve um sonho revelador que a vida e o seu mundo só teriam sentido, quando todos colocassem em prática a Solidariedade e a Paz. Ao acordar, Amor partiu em busca de construir sua utopia.

Chegando ao colégio onde estudava, encontrou seus amigos com sorriso nos lábios e cheios de Paz. Neste instante Amor começou a perceber que o sorriso dos seus amigos transmitia a Paz e que a Solidariedade e a Ética existem no interior de cada um de nós, basta saber resgatá-la e compartilha-las com todos.  Neste momento um amigo perguntou:

_Amor você encontrou o mundo cheio de Ética que procurava?

_Sim encontrei! Ele existe na nossa essência Humana, basta sabermos nos colocar no lugar do outro e assim o Amor e a Paz, a Ética, a Solidariedade neste mundo brotarão.

E assim, com muita Paz desejamos que todos vocês sejam Bem-vindos!!!!!!!!!!

Comandos

Amor: Abraços
Solidariedade: Beijo na testa

Ética: Aperto de mão

Paz: Encostar a no ombro

Bem-vindos: bater palmas

Objetivos:

* Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura.

* Desenvolvendo o gosto pela leitura e pela escrita;

* Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões,

* Permitir que o aluno entre em contato com diferentes gêneros textuais, identificando-os em seu cotidiano, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros.

* Estimular a criatividade, imaginação ao interpretar a história, assim desenvolvendo habilidade escrita.

* Elaboração coletiva de carta; Discussões e sobre bullying; Produção de texto de opinião

Desenvolvimento

Contando a história:

Explorar a capa do livro antes de desenvolver o trabalho com história. Os alunos devem descrever alguns dados da imagem da capa:

Leitura das imagens

  • Solicitar aos alunos que descrevam a imagem da capa (Um coelho feio e desengonçado, em uma antiga máquina de escrever).
  • O que será que ele está fazendo?
  • Onde ele mora?
  • Será que tem amigos?
  • Será que ele é feliz?    

Vão visualizar um envelope de carta.


Que imagem é esta? (Ajude os alunos a identificarem, pois o envelope esta envolto a uma fita, parecendo um presente)

  • Para quem será?
  • Que notícias ela trará?
  • Quem já escreveu ou recebeu uma carta?
  • Como se escreve cartas?
  • Quais os tipos de cartas vocês conhecem?
  • Porque nos dias atuais, as pessoas não têm escrito cartas? (Uso da internet e do telefone).

Os alunos visualizarão uma máquina de escrever, nome do livro e da autora, além dos prêmios que o livro já ganhou (dado importante, para os alunos concluírem que é um livro interessante).

 

“Esta história é oferecida a todos aqueles que têm orelhas diferentes.” 


Ela dá subsídios para discutir com os alunos o “respeito” e as “diferenças” e levá-los a elaborar hipóteses sobre o tema da história, que envolve questões éticas e os conceitos do  que é  ser “normal” ou ser “diferente”.

Questione os alunos sobre o que a autora quis dizer ao oferecer o livro a todos que têm orelhas diferentes.
           É um bom momento para eles inferirem sentido a esta expressão e identificar a tese da história (tema).


Atividade 2:










Lendo e interagindo

 Antes de começar a leitura sugiro que explore a imagem, questionando a postura, a expressão fisionômica, o vestuário, levantando hipóteses com os alunos sobre como ele é, quais os traços de personalidade que ele tem, a partir da leitura da imagem.

    Leia o trecho abaixo e aproveite para explorar algumas competências de leitura:        

"Na Toca 88, da Rua Despinhos, na cidade de Rapidópolis, morava um coelho solitário.
Ele não recebia visitas,
não tinha amigos, nunca queria saber de conversa com ninguém.
Os vizinhos já estavam acostumados,
diziam que ele vivia no mundo da lua, que era distraído
e desligado, e que tudo isso se podia entender,
pois ele era um poeta.
Ele era o famoso poeta e escritor Felpo Filva.
"

Assinale com um (x) a resposta correta.

1 - De acordo com a leitura deste trecho podemos concluir que o personagem é:

 (    ) alegre      
 (    ) triste        
 (    ) nervoso        
 (    ) estudioso   


2 - A expressão “Na toca 88,[...].” significa:

(    ) Na rua 88.
(    ) Na cidade de Rapidópolis.
 (    ) Na casa 88.
(    ) Na rua Despinhos.


Quais são os adjetivos (características) que os vizinhos atribuem ao personagem e porque o veem desta maneira?   


Conhecendo a infância de Felpo Filva






Na página 8, a autora conta que ele era solitário desde criança, quando as crianças da escola zombavam dele porque tinha uma orelha mais curta que a outra. O problema piorou quando teve que usar um aparelho para esticar a orelha curta.    

Orientações importantes: 

    Convivemos hoje nas escolas com um sério problema; o bullying.

Descrito como atitudes de intimidação, agressão física e psicológica e abuso sistemático do poder. Segundo Ballone (2005), o termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorre sem motivações evidentes, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), executadas dentro de uma relação desigual de poder.

    Sugestões:

  • Como acontece o bullying?
  • Existem muitos casos em nossa escola?
  • Porque isto acontece?
  • Quais as consequências?
  • O que se deve fazer quando percebemos que um colega está sendo vítima de bullying?

Atividade 3:

E a história continua...   

    Felpo teve que usar um aparelho para tentar esticar a orelha curta “era grande e pesado, difícil de usar”. Na página 10, a autora cria o manual de uso do aparelho “sticorelia Rabite Perfection    Reproduza e dê um para cada aluno ou utilize o recurso da ampliação, para que todos visualizem e explore: Enfatizar a utilização de bulas de remédios e também os manuais de eletrodomésticos que compramos.

  • Finalidade deste gênero textual.
  • Objetivo da imagem.
  • Consequências dos avisos de segurança para a vida do pequeno "Felpo Filva".
  • Significado da sigla SAC.
  • Finalidade do uso do asterisco* no texto.
  • Significado da palavra “aguorelite” a partir da leitura do item “uso do aparelho”.       

       

A partir da leitura do “manual de uso” do sticorelia Rabite perfection, (página 10) responda:  

    Em “O usuário não deve tirar o aparelho para dormir” é um exemplo de linguagem:

(    ) Ensinada na escola. (    ) Empregada com os colegas. (    ) Encontrada em livros técnicos. (    ) Empregada em poesias.       

Leia a página 11 e questione os alunos:

    _O que chamou a atenção do Felpo para a carta de Charlô?   

    Utilizar estratégia de leitura de jogral, combinando que os alunos lerão a poesia do Felpo e as meninas a de Charlô.
Analise as diferenças do foco no tema das poesias e lembre-se de questionar os alunos quanto á estrutura textual:

  1.  Número de versos.
  2.  Número de estrofes.
  3.  Existência de rima.

    Na página 15, temos várias capas dos livros de poesia do Felpo,
são muito engraçados, os alunos vão se divertir:

Livro: A cenoura murcha;
Autor: Felpo Filva;
Editora: Marmota;
Imagem: uma cenoura triste sentada em um sofá.    

Leve os alunos a inferirem na análise das capas, qual o foco que predomina em seus livros. (pessimismo, tristeza)
Na página 18, Felpo irritado responde Charlô. Utilize esta leitura para trabalhar texto descritivo e qual a intenção dele ao responder.     

    Professor, para identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, desenvolva esta atividade: (Crie outras, a partir dela).

Nas frases “Quem planta ovo colhe passarinho? Aquela Charlô era maluca!”, os pontos ? ! representam:

(    ) Pergunta e  afirmativa que  Charlô era maluca.
(    ) Afirmativa e raiva de Charlô.
(    ) Negação e pergunta sobre o ovo do passarinho.
(    ) Pergunta e exclamação (indignação com a Charlô).


    Charlô responde através de um telegrama. Esse texto é incomum para o contexto dos alunos. Professor, faça a sua comparação com os emails, quando utilizam uma linguagem estilizada.

    Deixe os alunos descobrirem o que é: VG e PT e solicite que o reescrevam substituindo as letras pela pontuação adequada.   


Atividade 4:


Felpo com crise de orelite tremulosa aguda, agudíssima.   

    Tão nervoso ele ficou que deu uma crise e precisou tomar um xarope: "DESTREMIL"

  •     Professor, explore a bula do xarope Destremil, como fez com o manual do sticorelia, ou seja, reproduzindo um para cada aluno ou ampliando.   

    Aspectos importantes para explorar:

  •     Estrutura do texto: como ele está organizado.
  •     Função social: porque é importante lermos as bulas.
  •     Sistema de medidas utilizado na composição do remédio. (l, m, kg)

Levar os alunos a identificarem os traços de humor na bula, principalmente na SUPERDOSAGEM.  

“Em caso de superdosagem, recomenda-se que o paciente deixe de ser besta e nunca mais faça isto”.


  •     Na sequência da história Felpo, utiliza a fábula “O coelho e a tartaruga”, para falar de si para Charlô. Leia a fábula e desenvolva as atividades:   

  1. Quais as características do texto mostram que ele é uma fábula?
  2. O coelho zombava da tartaruga por que:
    a) (    ) Se considerava mais inteligente.
    b) (    ) Era desaforado.
    c) (    ) Tinha compaixão  pela tartaruga.
    d) (    ) Se considerava mais veloz que a tartaruga.
  3. Quais características (adjetivos) da tartaruga, Felpo pegou para si?
  4. A autora usa “aspas”, na fábula, com a finalidade de:
    a) (    ) Identificar pausa.
    b) (    ) Mostrar que é a fala do personagem.
    c) (    ) Demonstrar surpresa.
    d) (    ) Mostrar que é uma pergunta.
  5. Localize na fábula e transcreva na ordem alfabética, as palavras com: ch, lh, nh.

Uma história um pouco esquisita 

    Sob a emoção de um novo sentimento Felpo escreveu algo diferente do que costumava criar.

Professor solicite que um aluno leia o conto de fada do Felpo e peça que os alunos identifiquem qual conto de fada ele se inspirou e solicite que descrevam os personagens. Proponha que os alunos elaborem um texto de opinião falando sobre a trama da história. Nele deve constar: o que acham que vai acontecer; a opinião deles a respeito da atitude da Charlô em questionar os poemas do Felpo e sugerir mudanças. Ainda poderá ser proposto aos alunos, que criem um final para história, depois continue a leitura.       

Para concluirmos faremos a receita dos bolinhos junto aos alunos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário