Tema: Felpo Filva
Dinâmica:
O garotinho chamado Amor
Era uma vez um garotinho chamado Amor.
Ele sonhava com um mundo diferente cheio de Ética.
Certo dia Amor teve um sonho
revelador que a vida e o seu mundo só teriam sentido, quando todos colocassem
em prática a Solidariedade e a Paz. Ao acordar, Amor partiu em busca de
construir sua utopia.
Chegando ao colégio onde
estudava, encontrou seus amigos com sorriso nos lábios e cheios de Paz. Neste
instante Amor começou a perceber que o sorriso dos seus amigos transmitia a Paz
e que a Solidariedade e a Ética existem no interior de cada um de nós, basta
saber resgatá-la e compartilha-las com todos.
Neste momento um amigo perguntou:
_Amor você encontrou o mundo
cheio de Ética que procurava?
_Sim encontrei! Ele existe na
nossa essência Humana, basta sabermos nos colocar no lugar do outro e assim o
Amor e a Paz, a Ética, a Solidariedade neste mundo brotarão.
E assim, com muita Paz desejamos
que todos vocês sejam Bem-vindos!!!!!!!!!!
Comandos
Amor: Abraços
Solidariedade: Beijo na testa
Solidariedade: Beijo na testa
Ética: Aperto de mão
Paz: Encostar a no
ombro
Bem-vindos: bater
palmas
Objetivos:
* Valorizar a leitura como
fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura.
* Desenvolvendo
o gosto pela leitura e pela escrita;
* Valer-se da linguagem para
melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus
sentimentos, experiências, ideias e opiniões,
* Permitir que o aluno entre em
contato com diferentes gêneros textuais, identificando-os em seu cotidiano, bem como de
acolher, interpretar e considerar os dos outros.
* Estimular a criatividade,
imaginação ao interpretar a história, assim desenvolvendo habilidade escrita.
* Elaboração coletiva de
carta; Discussões e sobre bullying; Produção de texto de opinião
Desenvolvimento
Contando a história:
Explorar a capa do livro antes
de desenvolver o trabalho com história. Os alunos devem descrever alguns dados
da imagem da capa:
Leitura das imagens
- Solicitar
aos alunos que descrevam a imagem da capa (Um coelho feio e
desengonçado, em uma antiga máquina de escrever).
- O
que será que ele está fazendo?
- Onde
ele mora?
- Será
que tem amigos?
- Será
que ele é feliz?
Vão
visualizar um envelope de carta.
Que imagem é esta? (Ajude os alunos a identificarem, pois o envelope esta envolto a uma fita, parecendo um presente)
- Para
quem será?
- Que
notícias ela trará?
- Quem
já escreveu ou recebeu uma carta?
- Como
se escreve cartas?
- Quais
os tipos de cartas vocês conhecem?
- Porque
nos dias atuais, as pessoas não têm escrito cartas? (Uso da internet
e do telefone).
Os alunos
visualizarão uma máquina de escrever, nome do livro e da autora, além dos
prêmios que o livro já ganhou (dado importante, para os alunos concluírem que é
um livro interessante).
“Esta
história é oferecida a todos aqueles que têm orelhas diferentes.”
Ela dá subsídios para discutir
com os alunos o “respeito” e as “diferenças” e levá-los a elaborar hipóteses
sobre o tema da história, que envolve questões éticas e os conceitos
do que é ser “normal” ou ser “diferente”.
Questione os alunos sobre o que a
autora quis dizer ao oferecer o livro a todos que têm orelhas
diferentes.
É um bom momento para eles inferirem sentido a esta expressão e identificar a tese da história (tema).
É um bom momento para eles inferirem sentido a esta expressão e identificar a tese da história (tema).
Lendo e interagindo
Antes de começar a leitura
sugiro que explore a imagem, questionando a postura, a expressão fisionômica, o
vestuário, levantando hipóteses com os alunos sobre como ele é, quais os traços
de personalidade que ele tem, a partir da leitura da imagem.
Leia
o trecho abaixo e aproveite para explorar algumas competências de
leitura:
"Na
Toca 88, da Rua Despinhos, na cidade de Rapidópolis, morava um coelho solitário.
Ele não recebia visitas,
não tinha amigos, nunca queria saber de conversa com ninguém.
Os vizinhos já estavam acostumados,
diziam que ele vivia no mundo da lua, que era distraído
e desligado, e que tudo isso se podia entender,
pois ele era um poeta.
Ele era o famoso poeta e escritor Felpo Filva."
Ele não recebia visitas,
não tinha amigos, nunca queria saber de conversa com ninguém.
Os vizinhos já estavam acostumados,
diziam que ele vivia no mundo da lua, que era distraído
e desligado, e que tudo isso se podia entender,
pois ele era um poeta.
Ele era o famoso poeta e escritor Felpo Filva."
Assinale
com um (x) a resposta correta.
1 - De
acordo com a leitura deste trecho podemos concluir que o personagem é:
( )
alegre
|
( )
triste
|
( )
nervoso
|
( )
estudioso
|
2 - A expressão “Na toca 88,[...].” significa:
(
) Na rua 88.
|
( )
Na cidade de Rapidópolis.
|
( )
Na casa 88.
|
( )
Na rua Despinhos.
|
Quais são os adjetivos (características) que os vizinhos atribuem ao personagem e porque o veem desta maneira?
Conhecendo a infância de Felpo Filva
Na página
8, a autora conta que ele era solitário desde criança, quando as
crianças da escola zombavam dele porque tinha uma orelha mais curta que a
outra. O problema piorou quando teve que usar um aparelho para esticar a orelha
curta.
Orientações
importantes:
Convivemos
hoje nas escolas com um sério problema; o bullying.
Descrito como atitudes de intimidação, agressão
física e psicológica e abuso sistemático do poder. Segundo Ballone (2005), o
termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais
e repetidas, que ocorre sem motivações evidentes, adotadas por um ou mais
estudantes contra outro(s), executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Sugestões:
- Como acontece o bullying?
- Existem muitos casos em
nossa escola?
- Porque isto acontece?
- Quais as consequências?
- O que se deve fazer quando
percebemos que um colega está sendo vítima de bullying?
Atividade
3:
E a
história continua...
Felpo teve que usar um
aparelho para tentar esticar a orelha curta “era grande e pesado, difícil de
usar”. Na página 10, a autora cria o manual de uso do aparelho
“sticorelia Rabite Perfection Reproduza e dê um para
cada aluno ou utilize o recurso da ampliação, para que todos visualizem e
explore: Enfatizar a utilização de bulas de remédios e também os manuais de
eletrodomésticos que compramos.
- Finalidade deste gênero
textual.
- Objetivo da imagem.
- Consequências dos avisos de
segurança para a vida do pequeno "Felpo Filva".
- Significado da sigla
SAC.
- Finalidade do uso do
asterisco* no texto.
- Significado da palavra “aguorelite” a
partir da leitura do item “uso do aparelho”.
A partir da leitura do “manual de uso”
do sticorelia Rabite perfection, (página 10) responda:
Em
“O usuário não deve tirar o aparelho para dormir” é um exemplo de
linguagem:
( )
Ensinada na escola. ( ) Empregada com os colegas.
( ) Encontrada em livros técnicos.
( ) Empregada em poesias.
Leia a
página 11 e questione os alunos:
_O
que chamou a atenção do Felpo para a carta de Charlô?
Utilizar
estratégia de leitura de jogral, combinando que os alunos lerão a poesia do
Felpo e as meninas a de Charlô.
Analise as diferenças do foco no tema das poesias e lembre-se de questionar os alunos quanto á estrutura textual:
Analise as diferenças do foco no tema das poesias e lembre-se de questionar os alunos quanto á estrutura textual:
- Número de versos.
- Número de estrofes.
- Existência de rima.
Na página 15, temos
várias capas dos livros de poesia do Felpo,
são muito engraçados, os alunos vão se divertir:
são muito engraçados, os alunos vão se divertir:
Livro: A cenoura murcha;
Autor: Felpo Filva;
Editora: Marmota;
Imagem: uma cenoura triste sentada em um sofá.
Autor: Felpo Filva;
Editora: Marmota;
Imagem: uma cenoura triste sentada em um sofá.
Leve os
alunos a inferirem na análise das capas, qual o foco que predomina em seus
livros. (pessimismo, tristeza)
Na página 18, Felpo irritado responde Charlô. Utilize esta leitura para trabalhar texto descritivo e qual a intenção dele ao responder.
Na página 18, Felpo irritado responde Charlô. Utilize esta leitura para trabalhar texto descritivo e qual a intenção dele ao responder.
Professor,
para identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, desenvolva
esta atividade: (Crie outras, a partir dela).
Nas frases “Quem planta ovo colhe passarinho? Aquela
Charlô era maluca!”, os pontos ? ! representam:
( ) Pergunta
e afirmativa que Charlô era maluca.
|
( ) Afirmativa e raiva de
Charlô.
|
( ) Negação e pergunta
sobre o ovo do passarinho.
|
( ) Pergunta e exclamação
(indignação com a Charlô).
|
Charlô responde através de um telegrama. Esse texto é incomum para o contexto dos alunos. Professor, faça a sua comparação com os emails, quando utilizam uma linguagem estilizada.
Deixe os
alunos descobrirem o que é: VG e PT e solicite que o reescrevam substituindo as
letras pela pontuação adequada.
Atividade 4:
Felpo com crise de orelite tremulosa aguda, agudíssima.
Tão
nervoso ele ficou que deu uma crise e precisou tomar um xarope: "DESTREMIL"
- Professor,
explore a bula do xarope Destremil, como fez com o manual do sticorelia,
ou seja, reproduzindo um para cada aluno ou ampliando.
Aspectos
importantes para explorar:
- Estrutura
do texto: como ele está organizado.
- Função
social: porque é importante lermos as bulas.
- Sistema
de medidas utilizado na composição do remédio. (l, m, kg)
Levar os
alunos a identificarem os traços de humor na bula, principalmente na
SUPERDOSAGEM.
“Em caso
de superdosagem, recomenda-se que o paciente deixe de ser besta e nunca mais
faça isto”.
- Na
sequência da história Felpo, utiliza a fábula “O coelho e a tartaruga”,
para falar de si para Charlô. Leia a fábula e desenvolva as atividades:
- Quais as características do
texto mostram que ele é uma fábula?
- O coelho zombava da
tartaruga por que:
a) ( ) Se considerava mais inteligente.
b) ( ) Era desaforado.
c) ( ) Tinha compaixão pela tartaruga.
d) ( ) Se considerava mais veloz que a tartaruga. - Quais características
(adjetivos) da tartaruga, Felpo pegou para si?
- A autora usa “aspas”,
na fábula, com a finalidade de:
a) ( ) Identificar pausa.
b) ( ) Mostrar que é a fala do personagem.
c) ( ) Demonstrar surpresa.
d) ( ) Mostrar que é uma pergunta. - Localize na fábula e
transcreva na ordem alfabética, as palavras com: ch, lh, nh.
Uma
história um pouco esquisita
Sob a emoção de um novo
sentimento Felpo escreveu algo diferente do que costumava criar.
Professor solicite que um aluno
leia o conto de fada do Felpo e peça que os alunos identifiquem qual conto de
fada ele se inspirou e solicite que descrevam os personagens. Proponha que
os alunos elaborem um texto de opinião falando sobre a trama da história. Nele
deve constar: o que acham que vai acontecer; a opinião deles a respeito da
atitude da Charlô em questionar os poemas do Felpo e sugerir mudanças. Ainda
poderá ser proposto aos alunos, que criem um final para história, depois continue
a leitura.
Para
concluirmos faremos a receita dos bolinhos junto aos alunos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário